Lapa na ordem...


Final de semana passou e acabou que deixei de aproveitar a última chance de conhecer a Starfuckers ainda no Cine Lapa. Ouvi dizer que as próximas edições não serão mais lá e o evento terá novo local.

Mesmo assim o destino da noite foi a boa e velha Lapa.

A Lapa está mudada. E parece que essa mudança teve efeito por força da ação do estado. Pelo visto o choque de ordem do Eduardo Paes está presente no lugar.

Esse post será dedicado exatamente a nova "cara" do lugar.

Por mais que as medidas tomadas muitas vezes gerem alguma polêmica, fato é que cada vez mais ouço pessoas aprovando as medidas tomadas nestas operações de choque de ordem. Na Lapa a coisa parecer ser permanente.

A proibição aos ambulantes não cadastrados parece ter feito com que as pessoas agora fiquem mais concentradas nos bares disponíveis. Ficou mais fácil andar na Lapa. Os ambulantes agora são cadastrados e padronizados, as barracas são envoltas com uma espécie de toldo azul com o nome da prefeitura. No centro de cada barraca, pendurado bem visível, temos o cadastro do vendedor, com foto e tudo. Além disso temos pequenos geradores (que acabaram com os "gatos" na rede elétrica) e até mesmo barraca de chopp da Brahma.

O número de banheiros químicos espalhados por todo o local parecem ter dado fim aos verdadeiros lagos mal cheirosos que se formavam durante a noite. Não há desculpa para não utilizá-los. É bem verdade que alguns deles acabam ficando com um cheiro nauseante e insuportável, mas após algumas idas adquire-se experiência e é possível escolher os que ainda mantêm uma agradável fragância. Isto mesmo, apesar dos insuportáveis banheiros químicos posicionados perto do circo e do depósito (próximo ao Asa Branca) os localizados na praça, próximo aonde se concentra a Guarda Municipal, são bem mais agradáveis do que muitos banheiros de bares famosos.

A Lapa parece mais organizada e segura, inclusive presenciei a repressão a o que me pareceu um roubo no entorno. Além disso vi ao menos dois ambulantes tendo suas mercadorias apreendidas. Nossa Guarda com a mesma truculência de sempre mas nos trazendo uma maior sensação de ordem e segurança.

Mais algumas idas e poderei dizer se efetivamente melhorou ou se não passou de mais um engodo de nossos governantes, tentando nos fazer acreditar que são diferentes e se preocupam conosco.

Até a próxima, boa semana a todos.

2 comentários:

Tales de Azevedo disse...

Sem dúvidas, a padronização da Lapa foi ótima. Uma coisa a se destacar era a boa quantidade de guardas e policiais no local, afinal, com um quartel da PM logo ali na Evaristo da Veiga. Um receio que eu tenho é o de que os banheiros quimicos sejam apenas um resquício do carnaval, e sejam logo retirados. Espero que não, mas...

Gabriela Castro disse...

Bom sobre o comentário do Tales, eu passei por ali essa semana quando eu estava indo fazer uma homologação de um ex-funcionário lá da empresa e os banheiros ainda estavam lá. Creio que devam ficar lá, pois o carnaval acabou, mas a Lapa nos fins de semana ferve, então, nada mais justo e higiênco, deixarem os banheiros químicos lá.

Postar um comentário